Perguntas Frequentes

Perguntas Gerais

As batatas fritas, após serem lavadas, descascadas e cortadas em rodelas, são fritas, temperadas e salgadas. Só posteriormente são embaladas. Todas as batatas preparadas pela PepsiCo seguem este processo.

Não, não utilizamos nenhum aditivo para que o produto se mantenha fresco. A embalagem protege o produto, sobretudo os produtos cujas embalagens são revestidas com película metalizada (a maioria das Lay’s, Ruffles, Doritos).

No entanto, em alguns produtos, no momento do embalamento eliminamos o oxigénio da embalagem e juntamos uma atmosfera protetora, a fim de evitar que o produto fique rançoso. É por isso que, nesses produtos, indicamos na embalagem “embalado em atmosfera protetora”.

Fazemos uma seleção de fornecedores e só utilizamos aqueles que tenham sido previamente homologados por nós. Cada lote de óleo é analisado e, se não cumprir com os nossos elevados padrões de qualidade, é rejeitado.

Durante a fritura são controlados dois parâmetros: a acidez e o índice de oxidação, que são os dois fatores que definem a qualidade de um óleo durante este processo.

Estes dois parâmetros têm limites que, se não forem ultrapassados, nos asseguram a frescura do produto durante o seu período de consumo preferencial.

Não, todos os óleos de fritura que utilizamos nas batatas fritas e snacks são óleos não-hidrogenados.

Claro que sim. As batatas chegam do campo, são lavadas, descascadas e cortadas em rodelas. Posteriormente são fritas e junta-se-lhes sal ou outro tempero, para lhe dar o sabor pretendido.

Se assim não fosse, não poderíamos designá-las por “batatas fritas”, tal como fazemos na parte de trás da embalagem, e então teríamos de designá-las por “produto frito para aperitivo”.

Com a DR sabes o que comes do ponto de vista nutricional e a incidência com que um determinado alimento entra na tua alimentação diária. Esta informação pode, portanto, ser-te útil como guia para elaborar uma dieta saudável e equilibrada e integrar nela qualquer tipo de alimento.

Todos os produtos PepsiCo incluem informação nutricional baseada na DR.

Assim, indicamos, por porção/dose, o número de calorias e nutrientes mais relevantes para a saúde (gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal), contidos no produto e, em percentagem, as quantidades diárias em princípio necessárias (com base na DR para um adulto médio, ou seja, cerca de 2000 kcal).

FAQ_table

Por exemplo:
30g de Lays c/Sal (30g equivalem a uma dose) fornecem-nos:

  • 162 kcal de energia, que equivalem a 8% da Dose de referência (DR), contêm:
  • 10,5g de gorduras, que equivalem a 15% da DR
  • 1,4g de gorduras saturadas, que equivalem a 7% da DR
  • 0,2g de açúcares, que equivalem a menos de 1% da DR
  •  0,5g de sal, que equivalem a 8% da DR

São as quantidades de calorias e dos principais macronutrientes (gorduras, gorduras saturadas, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal) que são aconselháveis ingerir no âmbito de uma dieta equilibrada.

Estas quantidades podem variar em função de muitos fatores, como a idade ou o nível de atividade física. Não se trata, portanto, de valores ajustados a cada indivíduo, mas de um guia que pode ajudar-te no dia-a-dia.

Nas listas de componentes dos nossos produtos encontrarás todas as informações de que necessitas sobre o teor em alergenos neles contidos. Deste modo, disporás de informação mais atualizada e fiável.

Também poderás consultar a nossa secção de Nutrição na página web da PepsiCo, onde encontrarás informação atualizada sobre os nossos produtos. Para isso, tens de entrar na secção de Marcas, Nutrição e selecionar a opção Info-alergias.

Nutrição e Saúde

Tem-se a perceção de que são produtos muito salgados, porque o sal está à superfície. Para que se tenha uma ideia, em 100 g de batatas fritas há, em média, 1,7 g de sal, enquanto em 100 g de pão de forma esse teor é de 1,2 g.

As nossas batatas fritas das marcas Lay’s ou Lay’s XTRA e os nossos snacks Cheetos e Matutano, são fabricados com óleos de baixo teor em gorduras saturadas e elevado teor em gordura insaturadas (as boas). Além disso, as Lay’s Artesanais são fritas 100% em azeite (óleo de oliva), uma das gorduras mais saudáveis que existem, graças ao seu baixo teor em gorduras saturadas.

De todas as maneiras, um consumo moderado em gorduras saturadas não é prejudicial para a saúde.

Não, não têm. Os ácidos gordos trans encontram-se principalmente nos óleos e nas gorduras parcialmente hidrogenados e nós não os utilizamos.

Tanto os snacks como as batatas fritas podem ser facilmente integrados numa dieta saudável e equilibrada, se forem consumidos com moderação. Uma dose de 30g de batatas fritas (de 10 a 20 unidades, dependendo do tipo) cobre apenas 8% das calorias de que, em média, uma mulher necessita diariamente (cerca de 2000 kcal) e 6% das necessidades calóricas diárias de um homem (cerca de 2500 kcal), embora estas percentagens variem de pessoa para pessoa e dependam da sua atividade.

Em todos os nossos produtos encontrarás a informação nutricional sob a forma de uma tabela no verso da embalagem. A legislação obriga a que essa informação se refira a 100 g de produto, mas terás de ter em conta que uma dose de batatas fritas ou de snacks deve ter aproximadamente 30g e que estes 30g, dependendo do produto, fornecem entre 120-180 kcal, consoante a composição do produto. Podes consultar essa informação na embalagem de cada produto específico.